Conhece ME!

Director - Produtor

João Costa Menezes Licenciado em Direito em 1992 pela Universidade de Coimbra, João Costa Menezes mudou-se para Londres em 1997 para seguir um sonho antigo de fazer cinema. Regressa a Portugal em 2014 com uma carreira consolidada na indústria do cinema, com trabalhos à frente e atrás das camaras em filmes de todo o tipo de orçamento, desde filmes independentes a filmes de Hollywood, passando por filmes de Bollywood, publicidade e videoclips, tendo sido premiado em todas as categorias. Em Barcelona trabalhou como produtor para a Bruta Escena e em Nova Iorque fez essencialmente publicidade para a Madley Creative.
Como actor, Menezes estreou-se em 1999 na série da BBC "Sunburn", desempenhando o papél de um pescador chamado Luis, contracenando romanticamente com Sharon Small.
Como realizador, fez a sua primeira curta-metragem "Zero" em Londres em 2000. O filme de 16mm esteve presente em mais de 50 festivais por todo o mundo e foi premiado logo no primeiro, Huesca Short Film Festival em Espanha. Seguiu-se a longa-metragem "Akasha", em 35mm, realizada em 2001, distribuida na Russia e nomeada para os Méliès d'Argent desse ano. O seu primeiro videoclip foi o premiado "Melancholic Ballad", dos Fingertips e o seu primeiro anúncio publicitário foi o igualmente premiado "Met Tower - because we love NYC". "Coração Vadio", de Sandra Correia foi considerado Best Music Video nos International Portuguese Music Awards 2017.

email: jcm@menezesentertainment.com

 

Prémios e Distinções:

2019 Independent Music Awards, NYC – Best Traditional World Album - nomeado (“Sandra Correia – Aqui Existo”)

2019 International Portuguese Music Awards – Best Fado - nomeado (“Sandra Correia - Tarde Demais”)

2018 International Portuguese Music Awards – Best Fado - nomeado (“Sandra Correia - Aqui Existo”)

2017 International Portuguese Music Awards – Best Music Video (“Sandra Correia - Coração Vadio”)

2016 Arouca Film Festival – Melhor fotografia (“Sandra Correia - Coração Vadio”)

2010 Fantasporto Film Festival – Prémio de carreira

2009 Arouca Film Festival – Melhor music video (“Fingertips - Melancholic Ballad”)

2009 Tokyo – Bbest urban comercial (“Met Tower”)

2004 Eureka – seleccionado (“Penta”)

2004 ICAM – vencedor apoio à produção (“Serial Killer”)

2003 Fantasporto Film Festival - Membro do Júri Internacional

2001 Méliès D'Argent - nomeado ("Akasha”)

2000 Huesca Film Festival – Prémio Especial (“Zero”)

ME 4 U

Workshops - "Sponsor for ME"

Workshops práticos de produção, realização, escrita, representação, a serem realizados em parceria com Camaras Municipais e Juntas de Freguesia de todo o País.

Com os workshops, os estudantes, sob a orientação da ME, produzem vídeos pro bono para instituições de caridade, para bandas independentes sem editora, para instituições sem fins lucrativos e um video publicitário, em cada workshop espalhado pelo País, sobre o patrocinador do projecto "Sponsor 4 ME".

No final do ano, será feito um Festival nacional com os trabalhos realizados por todo o País, sendo premiado os melhores em cada categoria, bem como o melhor video publicitário da marca do patrocinador.

Contactos